COOPERATIVA AVEMARE

coca_cola

A capacitação da AVEMARE foi a primeira experiência de trabalho com catadores de materiais recicláveis do IPESA e é um dos exemplos de boas práticas relatadas no livro. O processo de organização e crescimento de ambas as instituições aconteceu de forma paralela. A organização de uma entidade sem fins lucrativos é parecida com uma Associação ou Cooperativa em vários aspectos, pois ambas possuem mandatos de gestão com Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e a necessidade de Regimento Interno para adequar os procedimentos internos.

O apoio técnico do IPESA obteve um crescimento de responsabilidades gradual. Inicialmente o IPESA foi contratado pela Fundação Alphaville para a formação do Grupo de Educação Ambiental da AVEMARE, em 2005, época em que os catadores ainda estavam no lixão. Este grupo era responsável pela divulgação e implantação do programa de coleta seletiva. Finalmente, em abril de 2006 os membros da associação passaram a trabalhar num galpão de 5 mil m², alugado e cedido pela prefeitura. A partir daí o trabalho de capacitação aumentou, abrangendo também as áreas de Administração, Produção e Qualidade de Vida.

Neste período de trabalho entre o IPESA e a AVEMARE muitos avanços e conquistas foram observados, como por exemplo a implantação da coleta seletiva em 50% do território municipal, concretização de parcerias, realização de eleições legítimas para os cargos de Diretoria e Conselho Fiscal, abertura de contas no banco, recolhimento do INSS por todos os cooperados, seleção de projetos em editais (Petrobras, BNDES e FUNASA) como instituição proponente, retenção dos Fundos Reserva e Fates, aumento da receita líquida da cooperativa, da renda média dos cooperados e do número de postos de trabalho, implantação de bazar eletrônico (disponível em http://bazarambiental.blogspot.com.br/) entre outros resultados significativos.

A cooperativa conta hoje com 80 cooperados, tem gestão autônoma de suas atividades, com diretoria completa e atuante, bem como assembleias gerais mensais e transparência em sua administração. O gerenciamento do sistema de coleta seletiva é feito em cogestão com a Prefeitura Municipal. Três caminhões pertencem à Prefeitura, que se responsabiliza pelos motoristas, combustível e pela manutenção dos mesmos. Os coletores dos caminhões são cooperados. A cooperativa ainda conta com 2 veículos próprios adquiridos com recurso dos fundos e 3 caminhões alugados em parceria com a Rede Verde Sustentável.

O programa de coleta seletiva atinge 50% do município através da coleta porta a porta, além de 55 empresas, 35 escolas, 45 condomínios residenciais e três pontos de entrega voluntária, totalizando cerca de 450 toneladas de materiais recicláveis mensalmente. A receita bruta mensal da AVEMARE é de aproximadamente R$ 110 mil e a renda média dos cooperados chega a R$ 1 mil.

(dados de Agosto de 2013)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>