COOPERATIVA CRIS

cris

Na capacitação da CRIS, o IPESA mais uma vez teve a oportunidade de fazer um trabalho com início, meio e fim. Este é mais um exemplo de boa prática relatado no livro. Em 2008 a Natura, por ter uma instalação no mesmo bairro onde está localizada a cooperativa e por já ser parceira na construção e implantação da Agenda 21 Local, decidiu apoiar o sistema de coleta seletiva por meio do seu programa de apoio às comunidades do entorno. A empresa procurou uma organização apta a capacitar os cooperados da CRIS em temas como administração, produção, educação ambiental, elaboração de projetos, cooperativismo e outros assuntos afins.
Nesta época, a Cooperyara (Cooperativa dos Profissionais Prestadores de Serviços de Reciclagem de Lixo de Barueri / SP), sabendo do interesse da Natura em contratar uma organização para trabalhar com a cooperativa de Itapecerica, indicou o IPESA por já ter desenvolvido uma boa experiência de trabalho e de relacionamento com o instituto. Assim, três organizações foram selecionadas pela Natura e apresentaram suas propostas de trabalho aos cooperados. A CRIS escolheu o IPESA.
O apoio técnico na capacitação dos cooperados nas áreas de Administração, Produção, Educação Ambiental, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, Qualidade de Vida e Cursos de Formação) foi realizado durante os anos de 2008 a 2011. Em 2012 o trabalho de acompanhamento foi encerrado com apoios técnicos mais pontuais, incluindo aqueles referentes à prestação de contas a parceiros e à expansão do sistema de coleta seletiva no município, juntamente com técnicos da prefeitura.
Neste período pode-se citar conquistas relevantes, como por exemplo, a Contratação de um escritório de contabilidade para o acompanhamento fiscal e tributário mensal, realização de duas eleições para os cargos de Diretoria e Conselho Fiscal, viabilização de conta no banco, pagamento de INSS por todos os cooperados, aprovação de projeto no Edital Funasa 2010 como instituição proponente, ampliação da central de triagem e aquisição de novos equipamentos, aumento da receita líquida da cooperativa, da renda média dos cooperados e do número de postos de trabalho.
A cooperativa conta hoje com 20 cooperados e tem gestão autônoma de suas atividades, com diretoria completa e atuante, bem como assembleias gerais mensais e transparência em sua administração. O gerenciamento do sistema de coleta seletiva é feito em cogestão com a Prefeitura Municipal. Os motoristas dos caminhões, o combustível e a manutenção são de responsabilidade da prefeitura, enquanto os coletores dos caminhões são cooperados.
O sistema municipal de coleta seletiva em Itapecerica da Serra conta com 30 pontos de entrega voluntária, cerca de 600 pontos residenciais de coleta porta a porta, parceria com 63 escolas (municipais, estaduais e particulares), 39 empresas e pontos comerciais, 30 órgãos públicos, nove igrejas e seis condomínios, utilizando cinco veículos para recolher cerca de 70 toneladas de materiais recicláveis mensalmente. A receita bruta mensal da CRIS é de aproximadamente R$ 20 mil e a renda média dos cooperados gira em torno de R$ 900,00.
(dados de Agosto de 2013).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>